É inegável que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, seja em casa, no lazer ou no trabalho. Se adequar a essas transformações é um baita desafio que traz, na grande maioria das vezes, apenas benefícios.
Na agricultura não tem sido diferente, as diversas inovações se tornaram fundamentais para melhorar a performance de plantações espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Graças à essas adequações, é possível evitar perdas e desperdícios, ter mais clareza sobre os negócios, e otimizar o desempenho dos cultivos.
Conheça três tecnologias aplicadas a agricultura que se destacam no mercado:
1º: Uso de Drones
A utilização de drones tem se popularizado em diversos setores por conta dos bons resultados que o equipamento traz.
Por se tratar de um veículo aéreo, leve e não tripulado, o drone pode ser equipado com diversos recursos. Há os que trazem câmeras e sensores em sua estrutura, além dos que podem carregar produtos como defensivos agrícolas.
A distância não é um problema para esse equipamento. Por se controlado de forma remota, o drone acaba tendo a capacidade de explorar diversas áreas de forma segura e produtiva.

Reprodução Instagram
- Utilização de sensores
Não é errado dizer que os sensores são alguns dos equipamentos mais utilizados nessa revolução tecnológica aplicada a agricultura. Em um meio onde economizar mão de obra e recursos é tão necessário para tornar o negócio rentável, os sensores tem proporcionado maior tranquilidade para diversos produtores rurais que se entregaram a tecnologia.
Tomar a decisão correta no momento certo é fundamental para garantir a produtividade e evitar problemas maiores. Com a ajuda dos sensores, no caso da irrigação por exemplo, é possível permitir a dispersão adequada de água conforme a necessidade.
Além disso, a ferramenta possibilita um trabalho muito mais automatizado e processos mais integrados. Os sensores transformam algumas situações em “gatilhos” que acionam outros equipamentos para ações automatizadas na hora certa ou para a tomada de decisão.
- Uso de lona plástica na plantação
É impossível falar de tecnologia no campo e não citar a utilização de lona plástica para agricultura que tem se tornado cada vez mais comum.
Fabricadas com polietileno de baixa densidade, as lonas plásticas nas plantações têm baixo custo e tornam o investimento muito rentável.
Com tantas opções de cores, espessuras e tamanhos, os filmes agrícolas ajudam diversas plantações produzirem mais, melhor e em menos tempo.
As lonas plásticas ajudam no controle de luz, evitar pragas e ervas daninhas e geram economia de água, mão e obra e outros insumos, como herbicida, por exemplo.
Mulching, lona para estufa, túnel leitoso e lona para silagem são alguns dos plásticos mais utilizados na agricultura.
A Negreira é especialista na fabricação de lonas plásticas e filmes agrícolas. Conheça o catálogo de produtos e aplique tecnologia em seus negócios.